Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Aparecida se prepara para fazer parte do roteiro de viagens do Vaticano

Romeiros estrangeiros já são recebidos no Santuário por padres bilíngues. Expectativa é de aumento considerável de visitas durante o ano


Aparecida, cidade situada a 180 quilômetros de São Paulo, recebe anualmente cerca de 10 milhões de fiéis. A partir de 2011, esse número deverá aumentar, já que a cidade vai entrar para o roteiro de viagens do Vaticano.
Para receber turistas de outros países, porém, alguns investimentos serão necessários. Com a visita do papa Bento 16 à cidade, em maio de 2007, Aparecida já ganhou novos hotéis: agora são 31 mil leitos. Mas os profissionais da hotelaria ainda precisam se preparar para atender as exigências do turismo internacional.
No dia 12, missa solene acontece às 10h
No dia 12, missa solene acontece às 10h / Erasmo Ballot/Divulgação Santuário Nacional Ampliar imagem
Erasmo Ballot/Divulgação Santuário Nacional
Dentro da Basílica, o trabalho está um pouco mais adiantado. Já há pessoas para atender gente de todo lugar do mundo. Se o turista for americano, a conversa é com o padre Roni. Ele traduz textos na internet e faz a comunicação com os romeiros estrangeiros.
“A língua universal é o inglês. Então é fundamental que o Santuário conheça e domine um pouco a língua inglesa pra poder acompanhar, orientar e, no meu caso como padre, até celebrar em inglês pra essas romarias, caso isso seja necessário”, explicou.
Se o turista for de país vizinho, quem o recebe é Zenilda da Cunha. É ela quem faz a comunicação e o acompanhamento dos grupos de língua espanhola. “Quando eles encontram alguém que pode se expressar, falar como eles realmente, eles ficam super desenvolvidos, soltos”, falou a monitora.
Acolhidos na própria língua para se sentir em casa, os romeiros estrangeiros podem rezar e apreciar as obras de arte espalhadas pela Basílica. Isso deve levar mais fiéis ao Santuário, e mais lucro ao comércio da cidade. “É sem dúvida nenhuma, 10 mil vezes maior do que a Copa. Porque a Copa de 2014 dura 30 dias, isso vai durar para o resto da vida”, disse o presidente do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes da cidade, Ernesto Elache.
Festa da Padroeira
Nesta terça-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida, a cidade terá programação variada para os fiéis. A comemoração começa às 5h, com o replicar dos sinos e uma queima de fogos. O ponto alto da festa será a Missa Solene, que acontece às 10h e terá a participação do cantor Daniel e do ator Murilo Rosa, que irá recitar um poema. A comemoração se encerra com um show do padre Fábio de Melo.
O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida possui infraestrutura para acolhida dos romeiros, como banheiros e lanchonetes, mas não dispõe de alojamento. Algumas famílias costumam acampar nos bosques, onde há banheiros, bebedouros, mas não chuveiros.
Para os fiéis que vão de ônibus de excursão para Aparecida, a administração da Basílica orienta que seja verificada a procedência da companhia que oferece o transporte e as condições mecânicas do veículo para evitar surpresas indesejáveis durante a viagem.
Os padres orientam os idosos e crianças a portar um crachá de identificação com nome completo, endereço e um telefone de contato. Pessoas que tomam medicação controlada não devem esquecer seus remédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário