Para facilitar a consulta aos dados, o UOL Educação preparou um sistema de busca em que o internauta pode encontrar os dados de uma escola com facilidade e rapidez.
Em primeiro lugar, é preciso escolher o Estado em que a escola está localizada. Uma lista com as cidades aparecerá na segunda caixa. Selecione o município e clique em OK. Após selecionar a cidade, o internauta deve digitar o nome da escola. A busca traz como resultado o código da escola, sua dependência administrativa, sua localização (urbana ou rural), modalidade de ensino, número de alunos matriculados e de participantes. Além disso, traz a média da prova objetiva e a média total da escola.
Como "analisar" a nota do Enem 2009 por escola
Um parâmetro que pode ser usado para saber a situação da escola é a nota média do desempenho individual dos alunos em 2009 -- 500. Essa é a nota da média dos estudantes de terceiro ano que fizeram o Enem 2009. Se a escola está com a nota muito abaixo pode ser sinal de problemas.Outro fator que deve ser considerado é o número de participantes (sempre informado pelo Inep). Não se entusiasme, por exemplo, se uma escola obteve uma nota excelente com 5% de participação de seus alunos. "O exame é voluntário, portanto o estudante tem algum tipo de motivação [para participar]", explica Soares Neto. Essas motivações -- usar a avaliação para ingressar no ensino superior ou para concorrer a uma bolsa de estudos do Prouni -- podem atrair os alunos mais interessados e mais aplicados daquela escola.
Uma medida que pode evitar o mau uso das informações é comparar escolas ou instituições com perfis semelhantes. Se você quer saber o quão boa (ou ruim) é a escola particular do seu filho, por exemplo, compare a nota dela com a de uma outra instituição privada do seu bairro. Tente observar semelhanças no perfil administrativo (a escola é particular, estadual, federal ou municipal?). Observe também o tipo de público que ela atende (em sua maioria, os alunos vêm de famílias com mesmo nível sócioeconônico?).
A partir do próximo Enem, será possível fazer uma análise do desenvolvimento da escola no decorrer dos anos. Isso se deve à adoção da TRI (Teoria de Resposta ao Item), uma metodologia de avaliação que leva em conta não apenas o número de acertos do estudante mas também o nível de dificuldade das questões corretas e a coerência no conjunto das respostas.
"A comparação é uma coisa boa", diz Soares. "A partir dela, a família pode começar a questionar as práticas da escola. E, ao trazer a discussão, vai no caminho de resolver o problema."
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