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sexta-feira, 23 de julho de 2010

EstaR em Curitiba completa 30 anos este mês

SMCS 
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O Estacionamento Regulamentado (EstaR), administrado pela Urbs - Urbanização de Curitiba S/A, completa 30 anos neste mês. O EstaR foi criado em novembro de 1971 para democratizar o espaço público urbano, promovendo a rotatividade no uso das vagas, auxiliando simultaneamente na fluidez do tráfego de veículos. Curitiba foi a segunda cidade brasileira a adotar esse tipo de serviço, depois de São Paulo.
"Nesses 30 anos, a cidade cresceu, o número de habitantes praticamente duplicou, e o número de veículos cresceu cinco vezes mais, exigindo um planejamento organizado para garantir um tráfego seguro, ágil, evitando a paralisia urbana decorrente de congestionamentos", diz a diretora de Trânsito da Urbs, Rosangela Battistella. "O EstaR foi a solução para assegurar a fluidez do trânsito.
A experiência curitibana não tardou a ser exportada a outras cidades brasileiras, modernizando-se, a medida em que o estacionamento pago se estendeu, em horários próprios, aos veículos comerciais leves para carga e descarga de mercadorias, bem como para idosos e deficientes, com direito a vagas especiais e identificadas no leito da rua e placas, conforme dispõe a legislação federal.
No início, numa primeira etapa, o EstaR funcionava em 22 ruas, com 1.200 vagas, e projeção de novas 800 no curto prazo. Atualmente, o EstaR regulamenta o estacionamento em cem ruas, com 8.295 vagas. As vagas incluem áreas onde o estacionamento pode ser feito por uma, duas ou três horas, veículos comerciais para carga/descarga, pessoas com deficiências e idosos.

Ao todo, existem 145 vagas para 1 hora, 6.770 para 2 horas, 570 para estacionamento de 3 horas, 408 ara carga e descarga, 123 para deficientes e 279 para idosos. "O total de vagas para pessoas com deficiências previsto é de 165, faltando 43, e para idosos, 414, exigindo a implantação das 136 vagas faltantes", explica o gestor de Fiscalização de Trânsito da Urbs, José Lara.

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